Telecentrofoz divulga cursos da Rede EAD Senasp/MJInscrições abertas de 27/08 a 05/09/2018 e início das aulas no dia 05 de outubro

IDA

 

Modalidade: Curso a distância

Carga horária: 60h/aula

Apresentação:

O curso de Identificação de Armas de Fogo e Munições (IDAM) contempla os principais aspectos de balística relacionados à identificação direta das armas de fogo e das suas munições.
Além da identificação imediata destes objetos, a intenção é dar ao agente de segurança uma visão mais ampla dos impactos da correta identificação e registro das armas de fogo e munições no esclarecimento de crimes e no planejamento de ações de segurança.
São abordadas as seguintes temáticas: nomenclaturas técnicas das armas de fogo e munições, suas classificações e características definidoras; descrição das armas mais comumente encontradas em território nacional; variações de armas de fogo (incluindo armas produzidas artesanalmente, adulteradas, de pressão ou simulacros); técnicas de determinação de calibres; identificação de números de série e códigos de lote; erros comuns na identificação de armas de fogo e como evitá-los; modalidades de registros existentes; possibilidades de rastreamento de origem de armas de fogo e munições dentro do marco legal nacional e internacional.

Público de Interesse:

O curso se destina a Policiais Federais, Rodoviários Federais, Civis, Militares, Profissionais da Perícia, Guardas Municipais e Servidores do Sistema Prisional.

Requisitos:

Este curso não exige que tenham sido realizados cursos anteriores na Rede EaD-SENASP.

Recomendações:

Recomenda-se que você tenha disponibilidade de 5 a 7 horas por semana para leitura dos módulos e materiais complementares, pesquisas, realização de exercícios e interação com tutor e demais estudantes.

Conteúdo Programático:

Módulo 1: Classificação de armas de fogo
Módulo 2: Sistemas de nomenclatura de calibres
Módulo 3: Identificação de munições
Módulo 4: Armas de fogo curtas
Módulo 5: Armas de fogo longas
Módulo 6: Fabricação artesanal, simulacro e réplicas
Módulo 7: Registro de armas de fogo no Brasil
Módulo 8: Rastreamento de armas e munições

Referências Bibliográficas:

ANP-DPF. Armamento e tiro. Brasília: Academia Nacional de Polícia da Polícia Federal, 2002.
BRASIL. Decreto 3.665/2000 – Dá nova redação ao Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados (R-105). Brasília: Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, 2000.
GRANDE Enciclopédia de Armas de Fogo. Rio de Janeiro: Editora Século Futuro, 1988.
MUNICION.ORG. Municion.org. Disponivel em: . Acesso em: 02 janeiro 2018.
NENEVÊ, C. Identificação de armas de fogo – Material para Ensino à Distância. Brasília: Secretaria Nacional de Segurança Pública, 2012.
RABELLO, E. Balística Forense. 3ª Edição. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1995.
SOU DA PAZ, “De Onde Vêm as Armas do Crime Apreendidas no Sudeste: Análise do Perfil das Armas de Fogo Apreendidas em 2014”, 2016. Disponível em: http://soudapaz.org/upload/pdf/pesquisa_an_lise_de_armas_do_sudeste_online_1.pdf
SOU DA PAZ, “Arsenal Fluminense: Análise das Apreensões de Munições no Estado do Rio de Janeiro (2014-2017)”, 2017. Disponível em: http://soudapaz.org/upload/pdf/an_lise_das_muni_es_apreendidas_no_rio_de_janeiro_isdp.pdf
SOU DA PAZ, “De onde Vêm as armas do crime apreendidas no Nordeste”. São Paulo, 2018.
TOCCHETTO, D. Balística Forense – Aspectos técnicos e jurídicos. Campinas: Millennium, 2009.
TOCCHETTO, D.; WEINGAERTNER, J. A. Armas Taurus – Uma garantia de segurança. 6ª Edição. ed. Campinas: Editora Millennium, 2017.
ZANOTTA, C. M. Munições atuais de uso militar e de uso civil de mesmo calibre. São intercambiáveis? Revista Magnum, n. 109, 18. 58-60

Para se inscrever acesse:

http://portal.ead.senasp.gov.br