Telecentrofoz divulga mais um curso da Rede EAD Senasp/MJ. Inscrições abertas de 11 a 20/05/2018 e início das aulas no dia 19 de junho.
Modalidade: a distancia
Área da Matriz Curricular Nacional: Área temática VII – Cultura, cotidiano e prática reflexiva.
Apresentação
Os temas relacionados à violência contra a criança e o adolescente começaram a ganhar peso a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948. Onze anos depois, em 1959 surge a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, mas foi só nas duas últimas décadas que o assunto passou a aparecer nas agendas do governo brasileiro e, em 2000, adotou-se um Plano de enfrentamento da Violência contra a Criança e o Adolescente que tendo sido revisto no ano passado, constatou ainda a falta de capacitação específica dos vários atores envolvidos com o tema, entre eles, as polícias. E é buscando apresentar conceitos e ampliar a problemática sobre o assunto que se desenhou o presente curso, que pretende sensibilizar e fornecer conhecimento teórico básico para os policiais e demais envolvidos na segurança pública para prevenção e o combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Público de Interesse
O curso se destina a qualquer profissional da área de segurança pública, bem como aos profissionais administrativos que atuam nessas instituições.
Requisitos
Este curso não exige que tenham sido realizados cursos anteriores na Rede EaD-SENASP.
Recomendações
Recomenda-se que você tenha disponibilidade de 5 a 7 horas por semana para leitura dos módulos e materiais complementares, pesquisas, realização de exercícios e interação com tutor e demais estudantes.
Conteúdo programático
Módulo 1 – Conceitos sobre a temática
Módulo 2- Aspectos relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes
Módulo 3 – Aspectos legais sobre a temática
Módulo 4 – Sistemas de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente e ações de prevenção
Referências Bibliográficas
AZAMBUJA, Maria Regina Fay de e FERREIRA, Maria Helena Mariante. Violência sexual contra crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2011.
CASTANHA, Neide (Org.). Direitos Sexuais são Direitos Humanos. Caderno Temático. Brasília, 2008.
Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O Processo de Revisão do Pano Nacional – Relatório de Acompanhamento 2007-2008. Brasília, 2008. DIGIÁCOMO, José Murillo; DIGIÁCOMO, Ildeára de Amorim. Estatuto da Criança e do Adolescente Anotado e Interpretado. Ministério Público do Paraná. Curitiba, 2010.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade. Vol.1: A vontade de saber. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. 19.ed. Rio de Janeiro: Graal, 2009.
Para se inscrever acesse:
Deixe uma Resposta