Telecentrofoz divulga cursos da Rede EAD Senasp/MJ. Inscrições abertas de 11 a 20/05/2018 e início das aulas no dia 19 de junho.
Apresentação
Modalidade: a distância
Carga horária: 60 h/a
Apresentação
Os profissionais de segurança pública e justiça necessitam de ferramentas e conhecimento para enfrentar o desafio de oferecer à sociedade a resposta esperada quanto à questão da aplicação da lei no espaço cibernético.
A SENASP está disponibilizando este curso com objetivo de auxiliar os profissionais de Segurança Pública a identificarem os recursos tecnológicos mais utilizados no cometimento de crimes cibernéticos e a terem conhecimento sobre como proceder a sua investigação. Assim, contribuirá para que os agentes de segurança, notadamente aqueles que não são da área específica de tecnologia da informação, possam lidar com situações onde a tecnologia esteja envolvida em delitos rotineiros, bem como para orientar as vítimas e a população em geral a defender-se e prevenir-se em relação a esse tipo de crime.
Público de Interesse
O curso se destina a qualquer profissional da área de segurança pública.
Requisitos
Não há.
Recomendações
Recomenda-se que você tenha disponibilidade de 5 a 7 horas por semana para leitura dos módulos e materiais complementares, audição dos áudios, pesquisas, realização de exercícios e interação com tutor e demais estudantes.
Conteúdo Programático
Módulo 1 – O crime e os recursos tecnológicos
Módulo 2 – Legislação de informática e crimes digitais
Módulo 3 – Internet e serviços de redes de comunicação
Módulo 4 – Investigação usando fontes abertas
Módulo 5 – Preservação da prova digital
Módulo 6 – Investigação de fraudes com serviços digitais
Referências Bibliográficas
COELHO, Ana Carolina Assis. Crimes Virtuais: análise da prova. Faculdade de Direito de Presidente Prudente, 2008. (TCC)
COLLI, Maciel. Cibercrimes: limites e perspectivas à investigação Policial de Crimes Cibernéticos. Curitiba. Ed. Juruá, 2010.
MALAQUIAS, Roberto Antônio Darós. Crimes Cibernéticos e Prova: a investigação criminal em busca da verdade. Curitiba: Ed. Juruá. 2012.
QUEIROZ, Claudemir. Investigação e perícia forense computacional. Rio de Janeiro: Ed. Brasport, 2010.
WENDT, Emerson. JORGE, Higor. Crimes Cibernéticos: ameaças e procedimentos de investigação. Rio de Janeiro: Ed. Brasport, 2012
Para se inscrever acesse:
Deixe uma Resposta