Telecentrofoz divulga mais um curso da Rede EAD Senasp/MJ. Inscrições abertas de 11 a 20/05/2018 e início das aulas no dia 19 de junho.
Modalidade: a distância
Carga Horária: 60 h/a
Área da Matriz Curricular Nacional: Área temática VII – Cultura, cotidiano e prática reflexiva.
Apresentação
Este curso visa fornecer subsídios para a prestação de atendimento de qualidade a grupos vulneráveis (grupos mais suscetíveis à violação de seus direitos devido a questões ligadas a gênero, idade, condição social, deficiência e orientação sexual) a partir dos conhecimentos básicos sobre os dispositivos legais referentes a cada um destes grupos.
Público de Interesse
O curso se destina a qualquer profissional da área de segurança pública, bem como aos profissionais administrativos que atuam nessas instituições.
Requisitos
Este curso não exige que tenham sido realizados cursos anteriores na Rede EAD SENASP.
Recomendações
Recomenda-se que você tenha disponibilidade de 5 a 7 horas por semana para leitura dos módulos e materiais complementares, pesquisas, realização de exercícios e interação com tutor e demais estudantes.
Conteúdo Programático
Módulo 1- Introduzindo a questão
Módulo 2 – Conceituando o tema: grupos vulneráveis e minorias
Módulo 3 – Atuação policial e grupos vulneráveis: pessoas idosas
Módulo 4 – Segurança Pública e população em situação de rua
Módulo 5 – Atendimento policial às pessoas com deficiência
Módulo 6 – Atendimento policial às crianças e adolescentes
Referência Bibliográfica
AMAS. Caderno de Formação Para o Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Belo Horizonte:, 2007 – 1ª Edição.
CERQUEIRA, Carlos Magno Nazareth. Polícia e gênero. Rio de Janeiro: Editora Freitas Bastos, 2001. MINAS GERAIS.
Minas Gerais. Polícia Militar. Comando-Geral. Diretriz para produção de Serviços de Segurança Pública nº 3.01.05/2010-CG: Regula a Atuação da Polícia Militar de Minas Gerais segundo a filosofia dos Direitos Humanos. Belo Horizonte: PMMG – Comando- Geral, 2010. 74 p.: il.
ROVER, Cees de. Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário para Forças Policiais e de Segurança. 4ª Ed. Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Genebra: 2005.
Para se inscrever acesse:
Deixe uma Resposta