Telecentrofoz divulga mais um curso da Rede EAD Senasp/MJ. Inscrições abertas de 11 a 20/05/2018 e início das aulas no dia 19 de junho.
Carga horária: 60 h/a
Área da Matriz Curricular Nacional: Área temática VII – Cultura, cotidiano e prática reflexiva
Apresentação
Desde 2003, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) possui Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Secretaria de Políticas para Mulheres da presidência da República para a implementação de ações voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher. A atualização e oferta desse curso fazem parte das ações promovidas no âmbito desse acordo, pois, a magnitude do problema (com números cada vez mais altos de denúncias de casos de violência contra a mulher) e as conseqüências da violência para a vida das mulheres justificam a necessidade de um aprofundamento na temática pelos/pelas profissionais da segurança pública. Elaborado em cima de quatro questões importantes que possam ajudá-lo a compreender o tema e na apresentação dos aspectos legais e procedimentais que orientem a sua conduta como profissional da área de segurança pública, espera-se que o curso possa contribuir no sentido de garantir a essas mulheres um atendimento qualificado e humanizado, bem como a sua proteção nos casos de ameaça e risco de morte.
Público de Interesse
O curso se destina a qualquer profissional da área de segurança pública, bem como aos profissionais administrativos que atuam nessas instituições.
Requisitos
Este curso não exige que tenham sido realizados cursos anteriores na Rede EAD.
Recomendações
Recomenda-se que você tenha disponibilidade de 5 a 7 horas por semana para leitura dos módulos e materiais complementares, pesquisas, realização de exercícios e interação com tutor e demais estudantes.
Conteúdo Programático
Módulo 1- Os dados e as causas da violência contra as mulheres
Módulo 2 – Os tipos e os mitos sobre a violência contra as mulheres
Módulo 3- Analisando os aspectos legais
Módulo 4 – Analisando os aspectos procedimentais
Referências Bibliográficas
BRASIL. Lei Maria da Penha. Lei n. 11.340/2006. Coíbe a violência doméstica e familiar contra a mulher. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para Mulheres / Presidência da Republica, 2006b.
MACHADO, L. Z. Feminismo em movimento. 1ª Edição. São Paulo: Editora Francis, 2010. Volume 1, 188 páginas. SOARES, Bárbara. Enfrentando a Violência contra as Mulheres: Orientações práticas para profissionais e voluntários. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2005.
WAISELFISZ, Julio Jacobo (2010). Mapa da Violência 2010- Anatomia dos Homicídios no Brasil . Instituto Sangari. 151 páginas
Para se inscrever acesse:
Deixe uma Resposta